O Raso da Catarina é uma ecorregião localizada entre os municípios de Canudos e Paulo Afonso, norte do estado da Bahia. São 38.000 km ² de área cujo relevo é plano e de solo pouco fértil, com predominância do bioma caatinga e formação de cânions em seu lado oeste.
Trata-se da região mais seca do sertão baiano, com pouca chuva e temperaturas que chegam a 43º C. Seus rios não são permanentes e costumam estar secos na maior parte do ano, restando alguns açudes onde o lençol freático se aproxima mais da superfície, garantindo assim a dura sobrevivência da população local.
Toda essa condição geográfica de difícil acesso e permanência esconde lindas revoadas de araras-azuis-de-lear, paisagens inóspitas repletas de cânions e paredões de rocha, além de muita história, tanto do lado de Canudos como de Paulo Afonso.
O Parque Estadual de Canudos
O impressionante cânion possui 12 km de vale e altos paredões rochosos de arenito, com uma belíssima trilha repleta de natureza intocada. Sua área vem sendo repovoada pelas araras-azuis-de-lear desde 2014, que proporcionam um verdadeiro espetáculo.
Fonte: Bahia Terra Turismo
Foto: Mesquita2016
Comments